![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfLvIIJnsZtBw7jiwmpszQwq84JGrUE2eQB74vY3fEXOv0q5eWl1BtyBuGGJUNYne83BFNCNsLJiSA6l12iSo_GwMg3jNnJDbG0a-FKkmP24EOJ5pWs27twDVuvR1zMwLcoxbIOuJUeXQ/s400/Desktop.jpg)
A educação sempre foi um processo onde se assegura o desenvolvimento das gerações. A formação continuada é essencial para todos e especialmente para professores que devem estar propensos às mudanças que vem surgindo a cada dia. As mudanças ocorrem de maneira acelerada e contínua. Segundo a filosofia de Karl Marx no mundo as coisas não são fixas e lutam por mudanças. Um dos objetivos da formação continuada é fazer com que profissionais estejam atualizados, acompanhando as mudanças que contribui para o desenvolvimento e melhoria da educação. A evolução da competência do educador se dar a medida em que ele vai em busca de uma formação contínua.
O professor deve ter habilidade e capacidade reflexível para buscar novos conhecimentos. Ele deve reformar o pensamento de maneira ampla desprezando a simplificação e valorizando a criatividade porque a complexidade aborda a unidade dos conhecimentos. Edgar Morin conhecido como pai da complexidade defende a interligação de todos os conhecimentos, combatendo o reducionismo e valorizando o complexo. Através da complexidade teorias, habilidades e competências podem ser execultadas. Essa práxis é a junção da teoria com a prática que produz ou contribui para transformação da realidade social.