Uma Viagem pelas Obras de Autores Paraenses
Sabe-se que o ato de ler é um hábito adquirido ao longo da vida e deve-se começar cedo, uma vez que o ato de ouvir e contar histórias estão quase sempre presentes em nossas vidas. As pessoas adquirem a leitura de mundo antes mesmo de serem alfabetizadas. Desde a infância somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e códigos.
A descoberta do mundo das letras, durante a alfabetização, pode e deve ser um processo prazeroso para a criança. O uso dos diversos gêneros de literatura como auxiliar nesta fase é altamente motivador. Além de auxiliar no desenvolvimento da linguagem, trabalha a criatividade, o desenvolvimento emocional, o raciocínio lógico, a percepção, a expressão oral e escrita, de acordo com as diferentes técnicas que podem ser utilizadas pelos professores.
A figura do escritor que deliberadamente procura ir ao encontro das crianças não tem mais de duzentos ou trezentos anos. Mas a do contador de histórias tem milênios, e o escritor é semelhante a ele: tenta adaptar-se ao seu público que, no caso, é formado por crianças e jovens.